Como utilizar a internet na educação
Milhares de anos se passaram e a humanidade cada dia escreve mais uma página de sua história na face da Terra. O ser humano evoluiu muito, criou a tecnologia e hoje vivemos na era da informação digital, onde o que é novidade hoje, amanhã já estará ultrapassado.
As fontes de informação também se uniformizam devido ao alcance mundial, é a crescente popularização da internet. Isso faz com que a globalização ultrapasse uma certa homogeneização cultural entre os países.
A introdução de novas tecnologias de informação e comunicação trouxeram uma contribuição para a prática escolar. A educação presencial pode modificar-se com as redes de comunicação. Escolas estão abrindo suas portas para a intercomunicação, troca de informações, dados, pesquisas. A educação se integra com a mídia, não tem horário favorável a cada indivíduo.
Na verdade, é preciso estarmos atentos para qual a finalidade de cada ferramenta e a forma de utilizar a tecnologia a favor do conhecimento. A internet utilizada como uma ferramenta pedagógica criando um ambiente interativo que proporcione aprendizado,instigação e hipóteses.
Netiqueta
Fale, não GRITE!
Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras maiúsculas; na Internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar!
Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e *grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes.
Sorria :-) pisque ;-) chore &-( ...
Os emoticons (ou smileys) são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal, e denotam emoções.
É difícil descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente bravo ou feliz, ou se está sendo irônico, em um ambiente no qual só há texto; por isso, entram em cena os smileys. Comece a usá-los aos poucos e, com o passar do tempo, estarão integrados naturalmente a suas conversas on-line.
Aprendendo ao longo da vida
Novas tecnologias e novos processos de aprendizagem, que oportunizem atividades que exijam, não apenas o seu investimento intelectual, mas emocional e intuitivo. Desenvolvendo o individuo na habilidade e em sua capacidade.
É a escola que tem a função de possibilitar a adaptação de novos conhecimentos. Estimular a produção de um novo saber, que possa ajudar nas transformações das relações sociais em nossa sociedade. A educação colabora para a formação de indivíduos críticos e conscientes voltado para as transformações sociais.
A finalidade da educação é extrair uma consistência humana. No entanto, a educação não consiste em acumular conhecimentos, mas ajuda alguém a desenvolver seus dotes próprios.
Uma nova visão de ensinar se impõe no compartilhamento das experiências, num mundo em que tudo é transformação e movimento, em que exige participação e diálogo.
Para que o resultado de uma ação se manifeste definitivamente é necessário certo período de tempo. Isto é, mesmo que você pratique uma boa ação, os resultados não aparecem de imediato. No entanto, uma vez lançada e adequadamente conservada, a semente não deixará de dar frutos, o resultado se manifesta algum dia. É apenas uma questão de tempo.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/vida.htm
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)